quarta-feira, 27 de abril de 2011

Campeonato Mundial de Robótica 2010

Parabéns a equipe de robótica do colégio apoio 2010 que participou do campeonato mundial em Saint Louis nos Estados Unidos. Conquistaram o prêmio de Profissionalismo Gracioso entre equipes de todo o mundo!




A equipe formada por: Bruna Rocha, Bruno Braga, Bruno Amorim, Julia Smith, Manuela Antonino, Marília Manta, Pedro Jorge, Rodrigo Ludermir e Vicente Ribeiro.
Técnicos e professores: Vancleide Jordão, Vanja Jota e Artur Sampaio.




domingo, 10 de abril de 2011

Valores da FLL

Este ano nós temos que fazer um banner, falando dos valores da FLL. Abaixo, o projeto do nosso banner (ele será em inglês , mas estamos colocando em português):


- Nós somos um time, sempre que nos encontramos para descobrir, construir e aprender!


- Nós fazemos o trabalho orientados pelos nossos mentores, estando dispostos a ouví-los para complementar nosso trabalho!


- Nós honramos o espírito de competição amigável, ajudando e fazendo amizade com outras equipes!


- O que descobrimos é mais importante do que o que ganhamos, pois participar de campeonatos que buscam o aprendizado e melhoria de problemas sociais, faz-nos pessoas mais preparadas para o futuro!


- Compartilhamos nossas experiências com os outros, porque através da socialização a sociedade irá se conscientizar sobre a importância de problemas que o mundo enfrenta, e que simples soluções podem melhorar a qualidade de vida!


- Nós demonstramos a Cortesia Profissional em tudo o que fazemos, para que haja uma  melhor compreensão entre pessoas e assim, melhores resultados no trabalho!


- Nós nos divertimos enquanto estamos trabalhando com a nossa equipe e com outras, pois assim o trabalho fluir melhor e ficamos mais felizes com nossas produções!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Entrevista com especialistas


   Entrevistamos as fonoaudiólogas Germana Carvalheira e Kátia Albuquerque, que falaram sobre Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA). Aprendemos bastante, e podemos assim complementar a nossa pesquisa de uma forma mais profissional.

Panfleto

Esse é o panfleto (em inglês) que iremos distribuir no campeonato, falando quem somos nós e nossa solução!
(clique para ampliar)

domingo, 3 de abril de 2011

Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA)

 Como falamos, esse ano vamos fazer um robô que entenderá o que a criança quer dizer através de imagens. Isso se chama Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA).
 As CAAs são outras formas de comunicação além da fala, que podem ser divididas como de alta ou baixa tecnologia.
 O boardmaker ( uma prancha com imagens), pictogramas, expressões faciais ou linguagem de sinais são exemplos de baixa tecnologia. Os computadores com voz e o nosso robô são exemplos de alta tecnologia.
 O nosso colégio pratica a inclusão de jovens com problemas na comunicação usando o boardmaker!

Abaixo as imagens do boardmaker no colégio:
 

Apoiobot nos jornais

No dia 23/03, saiu uma matéria sobre nosso projeto no Jornal do Commércio. Abaixo segue a matéria:
 

É o Apoio nos jornais!!

Preparativos para o campeonato

Falta menos de um mês para o campeonato e nós estamos trabalhando pra valer! 

Como já falamos, o tema da pesquisa esse ano é o corpo humano. Para nossa pesquisa resolvemos utilizar um problema do nosso colégio, a dificuldade de comunicação
Nossa solução é a comunicação acontecer por meio de um pequeno robô, que entenderá o que a criança quer falar (através de imagens) e “traduzirá” para o adulto responsável por ela, a partir de mensagens enviadas para o celular dele.
E para dar um toque divertido na apresentação, vamos ter a ajuda de um boneco de massinha de modelar, o Dr. João, assim como no ano passado.

Contamos com a torcida de vocês! 
Esse é o Dr. João!