domingo, 23 de outubro de 2011

Doar pode ser mais recompensador do que receber

A nossa equipe Apoibot está baseando sua pesquisa nos problemas que podemos enfrentar na nossa forma de comunicação com o outro e  na nossa locomoção. Estamos trabalhando para encontrar novas soluções para estes problemas. Pesquisando sobre o assunto, descobrimos a CAA (Comunicação Aumentativa Alternativa) que são meios alternativos de comunicação como o Boardmaker, pranchas com imagens, libras, expressão facial e outros.
Trabalhando com isso, descobrimos a ADAT, (Associação de Deficientes Amigos de Timbaúba) que desenvolve um trabalho que ajuda famílias e crianças portadoras de deficiências e que não possuem uma boa situação financeira. Timbaúba fica no interior de Pernambuco,  onde pudemos notar que muitas crianças nascem com deficiências, já que as condições de saúde são precárias. Porém, ela é uma associação não-governamental, o que dificulta a manutenção e a compra de aparelhos especializados, necessários no cotidiano dessas crianças.
Foi pensando nisso que em parceria com a ADAT, resolvemos lançar uma campanha para a arrecadação de doações de roupas, acessórios, brinquedos, sapatos e bijuterias em ótimo estado. Com isso, pretendemos montar um bazar beneficente para ajudar a ADAT.
Mas atenção: quando for doar, pense se você mesmo compraria aquilo que você está doando!
As doações podem ser depositadas na entrada do Colégio Apoio. Contamos com a sua ajuda!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

domingo, 16 de outubro de 2011

Mais um belo domingo de trabalho

Mais uma vez, estamos aqui trabalhando em um domingo.
Com muita seriedade mas também com muita diversão, estamos em um bom ritmo de trabalho, pois só restam mais dois meses até o campeonato. Todos os alunos estão treinando suas devidas tarefas, além de arquitetando nossas futuras ações para expor nosso trabalho diante de toda a nossa comunidade.

Neste ultimo mês, tivemos uma série de contatos interessantes com diversas pessoas. Um dos mais interessantes foi com os alunos da Classe Integrada do Colégio Apoio, onde descobrimos que ser diferente também é ser gente.



Também nos encontramos com alguns especialistas, como Monica Pacheco, especialista em LIBRAS, professora do SUVAG e da Faculdade Salesiana do Nordeste, ela nos falou muito sobre o universo dos surdos e sobre sua experiencia e seu prazer em trabalhar com essas pessoas, deixando bem claro que embora eles não falem, eles se comunicam através da sua lingua materna que é a LIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais).
Também entrevistamos Cristina Antonino, especialista em Comunicação Aumentativa Alternativa (CAA). Ela nos falou bastante sobre essa questão da comunicação com pessoas especiais, trazendo a realidade de da educação com jovens especiais a 50 anos atrás até os dias de hoje, fazendo uma excelente relação com a história da nossa escola.
Também entrevistamos Sueli Oliveira, especialista em Comunicação Aumentativa Alternativa e professora da Classe Integrada do Colégio Apoio. Ela nos falou um pouco sobre seu trabalho junto a esses jovens, suas dificuldades e o prazer que é estar com eles durante boa parte do dia. Ela também nos falou como ela começou utilizar a CAA no processo da comunicação desses jovens e como isto a ajudou nessa convivencia com eles.

Pernambuco sedia torneio regional de robótica FIRST LEGO LEAGUE

Nos dias 10 e 11 de dezembro de 2011, Pernambuco sediará a etapa regional de um dos maiores e importantes campeonatos de robótica do mundo, o FIRST LEGO LEAGUE.
A etapa regional do torneio reunirá não só equipes de Pernambuco, mas também equipes de estados vizinhos. Deste, sairão os classificados para a etapa a nacional que acontecerá em São Paulo, no inicio de 2012.

O tema desse ano é relativo à biotecnologia. Com o nome de Body Forward, o desafio incentiva os jovens a explorar o mundo da Engenharia Biomédica, descobrindo modos de reparar, curar ou aprimorar o corpo humano.
 
Esse ano o evento ocorrerá no Ginásio Poliesportivo da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco na Av. Afonso Olindense, 1513 - Várzea, Recife. Diferentemente dos outros anos, em que o torneio ocorria no Espaço Ciência.

Mais uma vez contamos com a presença de todos. Pais, alunos, amigos e pessoas interessadas em aprender um pouco mais sobre o nosso projeto e sobre a Engenharia Biomédica estão convidados a ir prestigiar esse campeonato.