segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

FLL é socialização de conhecimento e conquistas! Conheça nosso Robô = RAPADURA

#ApoioBot #FLL #AnimalAllies
Vamos apresentar o robô Rapadura!

Analisamos a mesa, procurando espaços para delimitar o tamanho de nosso robô. Observamos as linhas para identificar os melhores sensores para o Rapadura. Usamos dois sensores de cor e um giroscópio.

Escolhemos a posição dos motores de garras na frente, pois percebemos que as garras de missões precisam de mais força, para a parte de trás do robô transferimos força através de engrenagens e outras peças. O Rapadura é dividido em módulos, para os sensores, motores de garra, base. A cada montagem terminada, fizemos uma simulação 3D no Lego Digital Designer, pois assim somos sistemáticos, e  registramos o que fazemos.

Analisamos todas as missões, assim criamos a nossa matriz de priorização, que relaciona pontuação e distância das missões em relação à base. Percebemos que as missões que estão perto e tem grande pontuação são as mais importantes e as que estão longe e dão pouca pontuação ficam em segundo plano, com isso construímos uma estratégia clara para obter a maioria dos pontos do jogo.

Depois de todas as estratégias e ideias sintetizadas, começamos a construir o nosso robô de forma modular, assim possibilitando a troca de partes, otimizando o tempo e o uso de peças para reparo e modificações. Buscamos fazer o robô o mais simétrico. Para equilibrar o peso exercido na parte frontal pelos motores, pusemos pesos na parte traseira.

Nossos módulos foram estrategicamente pensados para um complementar o outro, assim adquirimos uma construção sólida sem reparos, Concentramos grande parte do peso em cima das rodas para ganharmos mais atrito, gerando mais tração. Utilizamos rodas médias de perfil largo, para termos ao mesmo tempo equilíbrio apropriado da velocidade, força e precisão em todas as tarefas.

Criamos nossa programação baseada na matriz de prioridade e a dividimos em blocos, buscamos sempre fazer uma programação otimizada e comentada para que todos da equipe possam entender nossa estratégia, assim obtemos um código fluido e fácil para qualquer um entender. Fizemos o uso de várias estratégias de programação como: Aumento da potência com o tempo; utilizamos um algoritmo de proporcionalidade; Usamos o alinhamento com dois sensores para corrigir o posicionamento na mesa.

Utilizamos o recurso do My Block, pois ele reduz o tamanho da programação e impede possíveis erros em pequenos pontos. Sempre tentamos fazer uma programação multifuncional, ou seja, ao mesmo tempo em que o robô realiza uma missão pode realizar outra.

No desenvolvimento tentamos fazer uma programação mais enxuta e objetiva, nos prevenindo das possíveis condições que podem ocorrer durante o campeonato, garantindo o mesmo resultado todas ás vezes. Buscamos locomover o mover o robô com base nos sensores, como, alinhamento nas linhas, leitura do giroscópio, criando um robô mais autônomo, pois assim ele realizar a missão independente da intervenção do operador e falhas mecânicas.

Consideramos que o aspecto mais inovador do nosso robô é sua construção modular, que permite que tenhamos partes de reposição pré montadas e também a nossa programação, que pode ser facilmente entendida por qualquer um. Outro aspecto importante é que com o modelo 3D, pretendemos divulgar futuramente o nosso modelo para toda a comunidade, compartilhando o nosso conhecimento passo a passo.





















#ApoioBot - #FLL - #AnimalAllies


Nenhum comentário:

Postar um comentário